07/02: Características da Idade Média

Na aula do dia 07 de Fevereiro a professora Ana Clara nos passou e explicou as características da Idade Média. Esta aula teve continuação nas aulas dos dias 10/02, 13/02, 14/02 e 17/02, que estão incluídas nesta postagem.

Séculos X a IV: Alta Idade Média

- Aspectos geográficos: Região central da Europa, onde fica atualmente a França, Alemanha (antigo reino Franco), região da Península Ibérica, Península Itálica, onde se formaram os reinos ou estados bárbaros.
- Aspectos políticos: Organização dos estados bárbaros> divisão do antigo Império Romano em vários reinos dos quais os mais importantes foram os Germânicos (Godos, visigodos e Ostrogodos).
- Aspectos econômicos: Ruralização da economia. A atividade principal passa a ser a agricultura de subsistência. A atividade comercial praticamente desapareceu. O artesanato era também só local.

- Curiosidades da Idade MédiaDurante a idade média, a maioria se casava no mês de junho (início do verão, para eles), porque, como tomavam o primeiro banho do ano em maio, em junho o cheiro ainda estava mais ou menos suportável.

Séculos IV a XII: Idade Média Média

Aspectos políticos: A política externa era a invasão dos árabes muçulmanos que se instalaram na Península Ibérica, norte da África e o controle das rotas comerciais mediterrâneas. O poder político ficou descentralizado por os reis cediam terras, títulos e autoridade dos senhores feudais em troca de segurança, proteção e impostos.
- Aspectos econômicos: Agricultura de subsistência (produção de alimentos para consumo próprio)foi a principal atividade. Pecuária e pastoreio (especialmente) de cobras, cabras e porcos. A caça, a pesca, a coleta de frutos, folhas e raízes também eram muito comuns. A atividade comercial local da época era o sistema de troca natural (alimento por alimento).

           Citações:
- O comércio caiu, mas ainda sim não deixou de existir.                                 - Naquela época, se alguém ousasse roubar qualquer coisa que seja do senhor feudal podia ser até morto.
  - Curiosidades da Idade MédiaOs banhos eram tomados numa única tina, enorme, cheia de água quente. O chefe da família tinha o privilégio do primeiro banho na água limpa.



Postado por: Maria Carolina
8° ano A

2 comentários

  1. eu adorei essa pesquisa,ajudou na minha tarefa de historia!!!

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOA ESSA PESQUISA...MAS PORQUE NAO COLOCA O ASPECTO SOCIAL DA IDADE MEDIA!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita!