09/03: Revoltas populares na idade média II

Na aula do dia 09/03, nós fizemos uma leitura compartilhada do texto "Revoltas Populares" (páginas 12 a 15) e dicutimos o significado de "Rústico" no sentido do texto:

Rústico: Grosseiro, sem refinamento. No documento do texto, esse termo era uma referência aos servos e camponeses ligados ao trabalho braçal.
Depois discutimos o código de leis da Idade Média, com pesquisa e síntese das principais regras na próxima postagem. Após isto, fizemos uma interpretação do texto lido, que segue abaixo:

Questão 1: Quando aconteceram as principais revoltas populares na Europa durante a Idade Média?
Resposta: Elas ocorreram entre os séculos XII e XIV. Foram 200 anos em que os servos começaram a se revoltar. No século X se revoltavam por meio de poemas e músicas, mas depois de um tempo passaram a usar a força para conseguir seus direitos.

Questão 2: De acordo com os textos lidos:
a: Quais eram os direitos e deveres dos senhores e dos servos?
Resposta: Direitos dos servos: Permanecer nas terras do senhor feudal.
Deveres dos servos: Servir ao senhor feudal e pagar impostos.
Direitos dos Senhores feudais: Cobrar impostos, indenizações e além de ter posse de tudo e todos de seu território, não precisava pagar impostos à ninguém.
Deveres dos Senhores feudais: Proteger a população de ataques.

b: O que foi o movimento chamado "Jacquerie".
Resposta: De acordo com o nosso livro didático de história, Jacquerie foi um movimento que ocorreu em 1357, que teve como principais motivos a reivindicação do fim da servidão, melhores condições de vida no campo e fim do pagamento para financiamento de campanhas militares por parte do governo.


Questão 3: Quais foram as consequências destas revoltas?
Resposta: Muitas revoltas não tiveram suas causas ganhas, mas também ouveram melhorias na condição de vida das pessoas. Um exemplo de revolta que não deu certo foi a Jacquerie, onde o poder senhorial apertou o cerco; nenhum movimento surgiu em decorrência da sublevação; o povo de Paris tornou-se objeto de desconfiança por parte da monarquia e os Estados Gerais perderam o direito de se reunirem à revelia do rei. Além disso causaram muitas mortes e destruição.


Questão 4: Exemplifique que tipo de punições recebiam os servos.
Resposta: Eles podiam desde ter que se retirar das terras de seus senhores ou até receber punições de morte, que era a penalidade máxima.


Postado por Maria Carolina
8° ano A

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!