12/03: O modo de viver e pensar da sociedade feudal

     Na aula de hoje a professora Ana Clara começou a aula nos dando uma indicação de um filme chamado "Linha do Tempo". Depois fizemos uma leitura compartilhada dos textos das páginas 16 e 17, e a partir das ideias principais dos textos fizemos algumas conclusões, que seguem abaixo:

1. O feudalismo é um sistema político, social e econômico em que as relações são as seguintes:                                                                                                                         a. Política descentralizada, isto é, o poder político era divido e exercido pelos senhores feudais que tinham direitos a títulos, cobrança de impostos e administração do feudo (terras) que lhe eram concedidas pelo rei, através da relação de suserania e vassalagem.

     Depois foram postas algumas questões referentes ao conteúdo estudado, que também segue abaixo:

Questão 1 O que é a relação de suserania e vassalagem? 
Resposta: A relação de suserania e vassalagem era a de que a suserania (reis) nomeavam duques para cuidarem de pequena parte de suas terras, criando assim um pacto de confiança e lealdade, estabelecendo dever do duque de contribuir com tudo que o rei precisar e vice-versa.

Questão 2: Quem é o suserano?
Resposta: O suserano era o rei ou o dono das terras que eram dadas à um vassalo para ser governada pelo mesmo.

Questão 3: Quem é o vassalo?
Resposta: O vassalo é o nobre nomeado para cuidar das terras de um suserano.

Questão 4: Quais são os papéis de cada um?
Resposta: Suserano: Administrar suas terras, cobrar impostos, oferecer proteção ao vassalo e dar a ele um pedaço de suas terras.
Vassalo: Contribuir com tropas militares sempre que o seu suserano necessitar, e ser sempre fiel à ele.


Foi feito também um pequeno teatrinho com alguns alunos para entendermos melhor como que funcionava a nomeação de um vassalo no sistema de suserania e vassalagem:
O suserano escolhia um nobre para que cuidasse de suas terras. O vassalo então chegava em frente à seu suserano, e em gesto de reverência, recebia do rei uma espada, que simbolizava autoridade, compromisso e direito à um pedaço de suas terras. Então, em seus lábios era dado um beijo, em simbolismo ao pacto de fidelidade ali selado. E em um lado de sua face era dado um tapa, em relação de respeito e submissão ao suserano

OBSERVAÇÕES: um servo ou camponês nunca poderia ser vassalo. Entre a sociedade feudal, as relações de nobre para nobre era de suserania e vassalagem e respeito, e de nobre para camponêses e servos era de servidão.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!