14/05: Aula na Informática - Escravidão Indígena

     No dia  14/05 nos fomos novamente ao laboratório de informática para terminar a avaliação dos blog e pesquisar sobre a escravidão indígena no Brasil. A professora Ana Clara nos passou a indicação de dois sites para nossas pesquisas: o Brasil Escola e o História Net.
     A escravidão indígena foi um método que os portugueses usavam para conseguir trabalhadores em suas terras aqui no Brasil e lá em Portugal.
     A escravidão indígena só ocorreu depois de algum tempo de colonização, isso porque, antes de 1530 Portugal não tinha interesse nas terras brasileiras, já que o comércio com as índias ia muito bem, e pela falta da descoberta de ouro nas terras brasileiras.
Porém quando outros países europeus começam a comercializar com as índias e o alto lucro portugues diminuiu, os índios, que naquela época ainda não haviam se revoltado, foram escravizados para a retirada do ´pau-brasil, em trocas de bugigangas, como pedaços de espelhos. Mas quando os índios se revoltaram, a igrja passou condenar a escravidão, dos chamados selvagens e a população idígena começou a ser devastada passsando de 200 milhões de indigenas para menos de dez milhões em cem anos.


Fontes pesquisadas: Yahoo! Respostas, Wikipédia e Brasil Escola.


Postado por 
Maria Carolina

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!