21/05: Escravidão indígena no Brasil

     No dia 21/05, iniciamos a aula com a escolha de seis alunos para discutirmos sobre a pesquisa realizada sobre a escravidão indígena no Brasil realizada na sala de informática nas últimas aulas. (Nesta Postagem)
     Depois discutimos sobre a colonização do Brasil entre outras coisas. Assim fiz algumas anotações de idéias principais discutidas na aula, a seguir:

     - Foi Cristóvão Colombo quem descobriu o as Américas. Quanto à sua nacionalidade - no momento da descoberta ele estava com uma bandeira da Espanha junto à suas embarcações, mas na verdade ele tinha nascido na Itália. Ele queria chegar nas Índias. Pelos seus cálculos, em três meses chegaria neste país, mas na verdade, em três meses chegou no Brasil (ou melhor, nas Américas, em geral). Deu o nome de "índios" as pessoas que aqui viviam por este motivo.

     - Portugal e Espanha lutavam pela posse do mundo. Foi um papa que resolveu a briga entre os dois países: criou-se uma linha imaginária chamada "Meridiano de Tordesilhas". Á oeste do meridiano todas as terras pertenciam à Espanha, e a Leste, à Portugal.




Postado por 
Maria Carolina

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!