28/05 e 29/05: Conclusões dos debates - Capítulo 2

     No dia 28/05 iniciamos a aula discutindo os pontos fracos de nossas aulas e uma "solução" para elas:
   Aulas expositivas cansativas: mais aulas práticas
   Relacionamento com a professora: ser mais divertida, menos brava
   Indisciplina: ter mais rigor
   Poucos exercícios: dar mais exercícios em aula 


     Depois começamos a fazer as conclusões dos nossos debates sobre o Capítulo 2 do nosso livro didático, que foram terminadas no dia 29/05, que segue abaixo:

1. Ciclos da economia Colonial
  ciclo: extrativismo vegetal:

     No Brasil a extração de produtos nativos da biodiversidade é uma atividade constante na história. Vem atravessando os ciclos econômicos, encontrando épocas em que se constituía como principal atividade regional, como no período em que prevaleceu a extração das denominadas “drogas do sertão”, borracha, madeira, castanha, metais preciosos, cacau, entre outros produtos.,
     No Brasil colonia o extrativismo vegetal era, em geral, a exportação do pau-brasil para a Europa. Lá ele era usado como madeira para fazer móveis de luxo e a casca desta árvore era usada para tingir tecidos.

  ciclo: açúcar
     Os portugueses tinham somente como adoçante na época da colonização do Brasil o mel de abelha como adoçante principal. Já era descoberta a açúcar, mas era preciso contornar toda a África para poder ir buscar açúcar na Ásia, mas esta era uma viagem muito perigosa, já que ao passar pelo cabo das tormentas (no sul da África) quase nenhum barco conseguia voltar. Então, vendo que o clima do Brasil era parecido e propício para o cultivo da cana de açúcar começaram um processo de desocupação (desmatamento) do pau-brasil (que era a principal árvore encontrada aqui) para o cultivo da cana-de-açúcar. Foi um ciclo impactante pois acabou com quase todas as árvores de pau-brasil existentes no país para o cultivo da cana-de-açúcar.

  ciclo: ouro
     No final do século XVII, as exportações de açúcar brasileiro (produzido nos engenhos do nordeste) começaram a diminuir. Isto ocorreu, pois a Holanda havia começado a produzir este produto nas ilhas da América Central. Com preços mais baixos e boa qualidade, o mercado consumidor europeu passou a dar preferência para o açúcar holandês.
     Assim os portugueses viram a necessidade de buscar outras fontes de renda. Assim, com esta procura, eles começaram a achar minas de ouro em, onde hoje é Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Mas, para a exploração de minas de ouro dependia de altos investimentos em mão-de-obra, equipamentos e compra de terrenos. Somente os grandes proprietários rurais e grandes comerciantes conseguiram investir nesse mercado.


Postado por 
Maria Carolina

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!