12/06: Prova - Resistência Indígena à escravidão e ciclos da economia colonial

     No dia 12/06 tivemos uma prova, da qual, com surpresa, foi com consulta apenas às nossas anotações das aulas. As provas com consulta são, geralmente mais difíceis, principalmente para quem não estuda e não se prepara para as mesmas. Depois de entregues, vimos que muitas pessoas erraram coisas que com certeza foi por falta de atenção. Segue abaixo a nossa prova, com todas as questões corretas:


Figura 1: Aprisionamento de Índios ( www )

A escravidão indígena proporcionou diversas situações de conflito em nossa história colonial. Com o efetivo início da colonização do Brasil, os portugueses tinham a necessidade de empreender um modelo de exploração econômica das terras que fosse capaz de gerar lucro em pouco tempo. Para tanto, precisariam de uma ampla mão-de-obra capaz de produzir riquezas em grande quantidade e, dessa forma, garantir margens de lucro cada vez maiores para os cofres da Coroa Portuguesa. Contudo, quem poderia dispor de sua força de trabalho para tão ambicioso projeto?

Questão 1 - Valor: 1 ponto
No início da colonização do brasil pelos portugueses, no século XVI, a tarefa de escravização dos índios não foi nada fácil e também não foi bem sucedida por que:

A) os índios recusavam-se a colaborar na atividade de extração do pau-brasil, pois sabiam da importância desta árvore para a preservação da Mata Atlântica e do valor econômico de sua madeira.

B) os índios realizavam a extração vegetal por meio de um trabalho esporádico e bem recompensado pelos produtos raros trazidos pelos portugueses.

C) as mortes causadas pelo trabalho forçado, as mortais epidemias contraídas pelo homem branco no contato com os índios impediam a viabilidade desse tipo de escravidão.

D) a escravidão indígena no ambiente colonial foi extensamente combatida pela Igreja, representada pela Ordem Jesuíta, cujos padres combatiam o interesse dos colonos em converter os índios em escravos.

E) o controle sobre os índios escravizados eram bem mais difícil tendo em vista o conhecimento que os portugueses tinham do território, o que facilitava a vigilância sobre os escravos.

Questão 02 - Valor: 1 ponto
O modelo de exploração econômica utilizado no Brasil colonial era o:

A) Capitalismo.

B) Mercantilismo.

C) Feudalismo.

D) Liberalismo.

E) Escravismo.

Questão 03 - Valor: 1 ponto
No período colonial, entre os séculos XVI e XVIII, duas das práticas  utilizadas para garantir margens de lucro cada vez maiores para os cofres da Coroa Portuguesa foram:

A) A monocultura açucareira para exportação e o extrativismo mineral

B) O escambo e a extração do pau-brasil.

C) A agricultura de subsistência e a balança comercial favorável

D) O movimento bandeirista em busca de ouro e pedras preciosas e as "entradas" - expedições que caçavam e aprisionavam os índios para a escravidão.

E) O comércio e a fundação das primeiras cidades.

Questão 04 - Valor: 1 ponto

Figura 2: Cena do filme "A missão" - massacre dos Guaranis no sul do Brasil - séc. XVIII
( www )

Genocídio é o crime de morte imposta a um povo que acaba em risco de extinção. Foi o que aconteceu com as nações indígenas durante toda a história da formação da sociedade brasileira. A partir do século XX, os povos indígenas passaram a ter direito às terras de seus ancestrais que foram transformadas em reservas protegidas por lei federal. Mas, durante quatro séculos não foi apenas a escravidão que dizimou a população indígena no Brasil. Também foram responsáveis:
    1. O autoextermínio coletivo como meio de fuga à escravidão
    2. O aumento de guerras tribais incentivadas pelos colonizadores que compravam os prisioneiros das tribos vitoriosas.
    3. A indiferença da Igreja Católica que justificava a escravidão, pois considerava os índios pagãos e pecadores por sua nudez.
    4. As epidemias de varíola, sarampo, gripe e catapora, transmitidas pelos brancos.
Estão corretas as afirmativas:

A) 2 e 3

B) 3 e 4

C) 1, 2, e 4

D) 1, 3 e 4

E) 2, 3 e 4

Questão 05 - Valor: 5 pontos 
De acordo com os debates realizados em sala sobre o período da exploração colonial no Brasil, responda o que se pede a seguir:

a) De acordo com as discussões sobre o "descobrimento" do Brasil, em 1500, chegamos à conclusão de que a teoria da casualidade, pela qual Cabral "descobriu" o Brasil "por acaso", foi superada pela teoria da intencionalidade. Justifique esta conclusão. (2,0)
A teoria da casualidade foi superada pela teoria da intencionalidade porque Colombo já havia descoberto a América, além de que já havia índios nesse território. Então Pedro Alvares Cabral  foi a procura de terras, das quais a oeste Colombo já havia descoberto, chegando assim à um território que futuramente se chamaria Brasil.

b) Descreva as principais características dos seguintes ciclos da economia colonial no Brasil: (1,0)

  • Extrativismo Vegetal: No extrativismo vegetal a madeira, principalmente do pal-brasil era exportada para Portugal. Lá essa madeira era usada para fazer móveis de luxo, e sua casca que soltava um pigmento avermelhado era usado para tingir tecidos.
  • Ciclo do açúcar: Antes do descobrimento do Brasil os portugueses, para obter açúcar para adoçar comidas (já que em Portugal só existia o mel e a açúcar de beterraba) era necessário contornar toda a Africa para comprá-la, e esta era uma viagem muito perigosa. Ao descobrir o Brasil, viram que aqui tinha um clima propício para o cultivo da cana, e passaram a plantá-la aqui, já que a terra descoberta era mais perto e as viagens mais tranquilas de cá para lá e de lá para cá.
c) Sobre a formação do povo brasileiro é muito comum ouvirmos falar da "democracia racial" e que somos a síntese de três raças. Explique esta afirmativa e relacione-a ao processo de colonização e escravidão no Brasil. (2,0)

A democracia racial existe ou se trata de um mito?
Figura 3: Democracia racial brasileira ( www )

No tempo colonial houve um tipo de miscigenação entre portugueses, índios e negros. Alguns portugueses acabaram tendo filhos com índias e com escravas trazidas da África, formando assim uma nova "etnia". Hoje em dia a democracia racial é o sistema que ajuda os negros e índios, que são os que mais sofrem preconceito a terem benefícios sobre os outros, como o sistema de cotas na universidade, por exemplo.

Postado por 
Maria Carolina

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