05/11: Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana - 1792 a 1822

Na aula do dia 05/11 a professora Ana Clara iniciou a aula propondo um combinado de que, a partir desta aula não passaríamos a contar como um dia a mais de aula que foi dada, mas sim, uma a menos que falta para o fim do ano, como uma contagem regressiva para o fim do ano.

Depois foram recolhidos os trabalhos dados na última aula, dia 30/10. E nos foi passado os seguintes itens para pesquisar:


1. Antecedentes
1.1- A Inconfidência Mineira e Conjuração e Conjuração Baiana - 1792 a 1798.
1.1.1- Inconfidência Mineira: "Liberdade ainda que tardia" - "Libertas quae sera tamen"
a) Motivação: A cobrança excessiva de impostos sobre a extração do ouro nas Minas Gerais - "O quinto do ouro"
   • Causa imediata: A "derrama" do ouro - cobrança imediata de todos os impostos atrasados.
b) Organização do movimento;
Principais líderes;
Objetivos do movimento;
Estratégias a serem usadas para o sucesso da revolta;
c) A "traição" ou delação da conspiração.
Prisão e julgamento dos conspiradores.
A morte de Tiradentes e seu significado simbólico.
d) As consequências da Inconfidência Mineira.

Seguem abaixo algumas pesquisas sobre os assuntos citados acima:


1.: Antecedentes: A segunda metade do século XVIII é marcada por profundas transformações na história, que assinalam a crise do Antigo Regime europeu e de seu desdobramento na América, o Antigo Sistema Colonial.
No Brasil, os princípios iluministas e a independência dos Estados Unidos, já tinham influenciado a Inconfidência Mineira em 1789. Os ideais de liberdade e igualdade se contrastavam com a precária condição de vida do povo, sendo que, a elevada carga tributária e a escassez de alimentos, tornavam ainda mais grave o quadro sócio-econômico do Brasil. Este contexto será responsável por uma série de motins e ações extremadas dos setores mais pobres da população baiana, que em 1797 promoveu vários saques em estabelecimentos comerciais portugueses de Salvador.

1.1: Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana

Inconfidência Mineira: A Inconfidência Mineira foi um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil. Significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial. Ocorreu em Minas Gerais no ano de 1789, em pleno ciclo do ouro.
No final do século XVIII, o Brasil ainda era colônia de Portugal e sofria com os abusos políticos e com a cobrança de altas taxas e impostos. Além disso, a metrópole havia decretado uma série de leis que prejudicavam o desenvolvimento industrial e comercial do Brasil. No ano de 1785, por exemplo, Portugal decretou uma lei que proibia o funcionamento de industrias fabris em território brasileiro.
Principais líderes: O grupo, liderado pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido por Tiradentes era formado pelos poetas Tomas Antonio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa, o dono de mina Inácio de Alvarenga, o padre Rolim, entre outros representantes da elite mineira.

Conjuração Baiana: Entre as lideranças do movimento, destacaram-se os alfaiates João de Deus do Nascimento e Manuel Faustino dos Santos Lira (este com apenas 18 anos de idade), além dos soldados Lucas Dantas e Luiz Gonzaga das Virgens, todos mulatos. Um outro destaque desse movimento foi a participação de mulheres negras, como as forras Ana Romana e Domingas Maria do Nascimento.
As ruas de Salvador foram tomadas pelos revolucionários Luiz Gonzaga das Virgens e Lucas Dantas que iniciaram a panfletagem como forma de obter mais apoio popular e incitar à rebelião. Os panfletos difundiam pequenos textos e palavras de ordem, com base naquilo que as autoridades coloniais chamavam de "abomináveis princípios franceses".
A Revolta dos Alfaiates foi fortemente influenciada pela fase popular da Revolução Francesa, quando os jacobinos liderados por Robespierre conseguiram, apesar da ditadura política, importantes avanços sociais em benefício das camadas populares, como o sufrágio universal, ensino gratuito e abolição da escravidão nas colônias francesas. Essas conquistas, principalmente essa última influenciaram outros movimentos de independência na América Latina, destacando-se a luta por uma República abolicionista no Haiti e em São Domingos, acompanhada de liberdade no comércio, do fim dos privilégios políticos e sociais, da punição aos membros do clero contrários à liberdade e do aumento do soldo dos militares.
A violenta repressão metropolitana conseguiu deter o movimento, que apenas iniciava-se, detendo e torturando os primeiros suspeitos. Governava a Bahia nessa época (1788-1801) D. Fernando José de Portugal e Castro, que encarregou o coronel Alexandre Teotônio de Souza de surpreender os revoltosos. Com as delações, os principais líderes foram presos e o movimento, que não chegou a se concretizar, foi totalmente desarticulado.
Após o processo de julgamento, os mais pobres como Manuel Faustino dos Santos Lira e João de Deus do Nascimento e os mulatos Luiz Gonzaga das Virgens e Lucas Dantas foram condenados à morte por enforcamento, sendo executados no Largo da Piedade a 8 de novembro de 1799. Outros, como Cipriano Barata, o tenente Hernógenes de Aguilar e o professor Francisco Moniz foram absolvidos.

1.1.1: Objetivos: A ideia do grupo era conquistar a liberdade definitiva e implantar o sistema de governo republicano em nosso país.

A “traição” ou delação da conspiração: Um dos inconfidentes, Joaquim Silvério dos Reis, delatou o movimento para as autoridades portuguesas, em troca do perdão de suas dívidas com a coroa. Todos os inconfidentes foram presos, enviados para a capital -Rio de Janeiro- e acusados pelo crime de infidelidade ao rei. Alguns inconfidentes ganharam como punição o degredo para a África e outros uma pena de prisão. Porém, Tiradentes, após assumir a liderança do movimento, foi condenado à forca em praça pública.

Consequências: As consequências da Inconfidência Mineira: A Inconfidência Mineira transformou-se em símbolo máximo de resistência para os mineiros, a exemplo da Guerra dos Farrapos para os gaúchos, e da Revolução Constitucionalista de 1932 para os paulistas.



Postado por
Maria Carolina

4 comentários

  1. hahahaha xchau sta feliz..hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahahahahhahahahhaahahahahahahahahahahahahahahahaaaahaahahaaahedfrgthjk

    ResponderExcluir
  2. muito bom esta bem esxplicado......

    ResponderExcluir
  3. aajajajjajajjajajjajajaa?
    ??
    ??

    ?
    ?
    ?
    ??
    ??
    ?
    ?
    ?
    ?????
    ?
    ?
    ??
    ?
    ??
    ?
    ?
    ??

    ?
    ?
    ?
    ?
    ?
    ?
    ?

    ?
    ??
    ??

    ??
    ?

    ??
    ?

    ?
    ?
    ?
    ?
    ?

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita!